Coréia do Norte está fora dos jogos olímpicos de 2012

sábado, 6 de novembro de 2010
      As ginastas da Coreia do Norte estão proibidas de participar de torneios internacionais por dois anos. A pena foi a medida aplicada pela Comissão Disciplinar da Federação Internacional de Ginástica - FIG para punir a seleção pelos crimes de falsificação de idade e matrícula falsa, praticados pelos coreanos. 

      Segundo a Comissão, Hong Su Jong, umas das principais atletas da equipe, teria usado três datas de nascimentos diferentes para se inscrever em campeonatos internacionais, desde as olimpíadas de Atenas, em 2004. No dia 05 de outubro, a equipe norte-coreana já havia sido suspensa, provisoriamente, por 30 dias, ficando fora do Mundial de Roterdã. Os acusados recorreram da decisão, mas a FIG manteve a suspensão alegando que as desculpas apresentadas à Federação para as datas de nascimento diferentes não tinham credibilidade.

      A presidência da FIG seguiu a orientação da Comissão Disciplinar e suspendeu  a Federação Norte-Coreana de Ginástica dos campeonatos internacionais por dois anos, contatos a partir do dia 06 de outubro de 2010. A decisão abrange competidores da ginástica artística feminina, masculina e também da ginástica rítmica. Os atletas ficam impedidos, portanto, de participar das olimpíadas de Londres, 2012.

      De acordo com a decisão da FIG, a Coreia do Norte ainda deve pagar uma multa de 20.000 Francos (cerca de R$ ) e a ginasta Hong Su Jong também fica proibida de competir em qualquer evento interno de seu país, no período da suspensão. A Federação Norte-Coreana tem um prazo de 21 dias para recorrer. 

0 comentários:

Postar um comentário